Se há nesse mundo algum assunto que realmente preocupe os jovens é "o que será do meu futuro", já perdi as contas de quantas vezes já mudei de opinião e de carreira. Depois que comecei a fazer o ensino médio técnico em Turismo, pensei que havia "me achado", gosto da área e tudo que a cerca, mas nos últimos dias estive numa dessas "crises", e estava pensando se queria ou não seguir no Turismo, e ainda bem, o 51º CONOTEL, me fez ver que eu quero sim! O congressome fez ver que eu posso alcançar meus objetivos profissionais dentro da área do Turismo.
Cada vez que eu vou a algum evento desse porte, tenho mais vontade de seguir, e as palestras que mais me charam a atenção foram, "Marketing de destinos: Criando demandas para a Hotelaria", "Empreendedorismo no Turismo" e "Turismo de luxo: Potencializando destinos".
Marketing de Destinos falou sobre a Copa 2014 e o Impacto das Massas; o mediador foi Eliseu Barros (Abih-CE) e os convidados foram David Gertner (escritor) e Mike De Vries (Land Of Ideas). Das duas palestras que houveram, a que mais me prendeu a atenção foi a do escritor David Gertner, que me fez perceber que precisa-se de marketing se desejamos que nossa empresa dê certo, e que a marca influencia na adesão do produto.
Empreendedorismo no Turismo falou sobre Inovação, Empresa Individual e Acesso a Micro Crédito; o mediador foi Edson Ferman e os convidados foram Juliana Bastos Lohman e João Silvério (Sebrae). Infelizmente não peguei a palestra da Juliana do início, mas pelo que percebi seria muito interessante pra mim, mas a palestra do Jõao que deu um up, foi ele que me fez perceber que eu posso sim seguir carreira e ter meu próprio negócio, aprendi que existem diversar maneiras de se conseguir créditos para se abrir a própria empresa, se eu for analisar por importancia pessoal, essa foi a melhor palestra!
Turismo de Luxo falou sobre a Hotelaria em Marrocos, não lembro infelizmente o nome do mediador, e o convidado foi Fouad Chraibi (H Partners). Essa palestra me fez viajar nos pensamentos, e eu que nunca tive curiosidade de ir ao Marrocos fiquei com vontade de conhecer (aí entra também o Marketing de destinos, rs), a Hotelaria de lá é excepcional, a arquitetura dos hotéis me lembravam sempre ao Taj Mahal, tudo muito bonito, e o projeto que eles iniciaram em 2000 para potencializar o destino no país é excelente.
Mas em meio a tantos pontos altos do evento, claro que houveram falhas, na verdade, não foi uma falha, talvez tenha sido um descuido, na palestra "Sustentabilidade: Melhores práticas ambientais" a consultora Constança Madureira Homem de Carvalho não soube "dar o recado" dela, desde o inicio estava muito nervosa e acredito que quase ninguém conseguiu entender metade do que ela disse, mas percebi que ela tem um potencial, o problema pode ter sido a questão do tempo reduido, então na intenção de correr pra não extrapolar o tempo, acabou tropeçando.
Mas o evento foi magnifico! Desde a organização, passando pelo Coffee-Break e pela Expo até as palestras e palestrantes. Foi tudo muito bom, e quero sim ir mais vezes!
É isso, vou tomar banho agora pra ir pro colégio.
Comentários
Postar um comentário