Pular para o conteúdo principal

Não ando mais a pé, não pago mais condução, pode me negar carona que eu não fico mais na mão (♪)

Acontecem algumas coisas na vida que nos fazem renovar a confiança no ser humano, mínima que seja.
Na última quinta-feira fiz minha prova prática do Detran - E PASSEI PORRA!!!! voltando... - e como estava muito tranquilo, não me importei de ser o ultimo a fazer. E enquanto eu esperava para fazer, fiquei observando os outros fazerem as provas deles, e como a grande maioria reprova, é muito normal ver muita gente chorando, decepcionada, enfim, não é legal...
Mas ai que eu observei uma coisa muito legal: As pessoas ali torciam de verdade umas pelas outras! Haviam muitas pessoas para fazer, então quanto mais as pessoas reprovarem logo no inicio da prova mais rápido chegaria a sua vez, mas o que aconteceu foi o contrário. Mesmo estando um calor insuportável, todos ficavam na expectativa para que a pessoa passasse, e quando chegava ao final do percurso e a pessoa passava, muita gente comemorava, parabenizava, tomava pra si a vitória, e isso foi muito legal, pois os que, assim como eu, preferiram ir fazer a prova sozinhos, tinham com quem comemorar a aprovação.
Por outro lado, os que ficaram reprovados, tinha alguém ali pra poder desabafar, e era impressionante a prestatividade da maioria das pessoas ali, que tentavam animar a pessoa que havia acabado de ser reprovada.
Pode parecer besteira, mas nessas pequenas coisas, nesses pequenos gestos, eu percebo que ainda existe muita pessoa bacana no mundo, que os bons ainda são maioria e que o mundo pode sim ser melhor, porque não?

Agora vou descrever como foi a sensação da prova, rs.
No dia anterior teve o futebol do pessoal da faculdade e como eu estava muito tranquilo pra fazer a prova, fui tranquilão. Cheguei tarde em casa, e um pouco antes de dormir, bateu um pequeno medo da prova do dia seguinte, pensei em não ir. Mas logo tirei essa ideia da cabeça e tratei de dormir. Dormi. Parece que 5 minutos depois o celular despertou para que eu acordasse. 5:40am, levantei, lembrei que meu pai queria ir comigo, mas eu queria ir sozinho. Tenho dessas coisas.
Cheguei na autoescola, e estavam todos falando de prova, me mantive distante, não queria pensar nisso ainda.
Chegamos no local da prova, e lá não mudavam de assunto. Fiquei na minha vida ouvindo música, muito tranquilo, de verdade. Como não estava pensando na prova, consegui me manter calmo por muito tempo, comecei a observar a prova dos outros, e vi que os que estavam reprovando era, a grande maioria, por falha pessoal mesmo, isso me ajudou a me acalmar.
O tempo passou, quando meu instrutor me chamou falando que em seguida era a minha vez, tive um princípio de ansiedade. Ele conversou comigo, senti um pouco o carro e fui pra fila.
E então respirei fundo e fui pra fila. O avaliador me chamou, e ele percebeu que eu estava realmente tranquilo, então ele perguntou: "Você tá calmo né? Pelo menos parece..." "Tô sim, tá tranquilo..." "Olha, tudo o que você vai fazer aqui, você JÁ sabe fazer, não fique preocupado comigo, minha intenção não é reprovar ninguém, mas também não posso passar quem não está preparado, tudo bem?" "aham..." "Pra passar na prova, precisa de duas coisas, sabe quais são?" "Hum.. Atenção..." "Uma você acertou, e a outra, qual é?" "é.. conhecer as leis de trânsito?" "Não, a outra é calma... Vai lá no carro, se ajeita e quanto tiver pronto me chama..."
Entrei no carro, me ajeitei respirei fundo e chamei ele. Ele pediu ajuda pra zerar o cronômetro, zerei e ele disse que eu podia começar. Fiz a baliza num tempo bom, menos de 2 minutos, ele me parabenizou, disse que eu tinha tudo pra passar, falou pro outro avaliador entrar, falou pra eu fazer o percurso com calma porque não tinha tempo pra isso, assenti e comecei.
Na 'curva da morte' tinha um cara na minha frente, que queimou a faixa e foi reprovado, ele viu que eu fiquei olhando e disse "Vai lá, cuidado pra não queimar a faixa ali também...", passei por ela, e segui em frente, quando chegou perto da segunda parada obrigatória, perguntei pra que lado eu ia, sendo que a via era de mão unica, ele riu e disse "pô, pra esquerda não dá né?", eu ri da minha pergunta meio idiota e não sei porque motivo deixei o carro morrer. Ele pediu desculpa por ter feito piada, eu disse que a culpa era minha mesmo, e creio que ele tenha percebido que isso me desestabilizou um pouco, então ele disse "Wendell, fica tranquilo, você tá indo muito bem, acontece.. Você tá quase no final, vai tranquilo que você passa, quando tiver preparado liga o carro e segue..."
Liguei o carro, voltei a ficar tranquilo e segui. Quando cheguei no final do percurso, meu instrutor estava bem em frente me esperando, quando parei o carro, o avaliador me parabenizou, e só então que minhas mãos suaram bicas e minhas pernas começar a tremer, então o avaliador me lembrou rindo "olha, não esquece de colocar em ponto morto e puxar o freio de mão hein..."
Fiz isso, saí do carro, o meu instrutor e o dono da autoescola vieram me parabenizar e a ficha demorou a cair...
Mas eu passei, PORRA! rs

ps.: As pessoas, de uma forma geral, falam muito mal dos avaliadores do Detran, mas eu, sinceramente, não vi nada de errado com eles, pelo menos no dia em que eu fui fazer a prova, muito pelo contrário! A maioria procurava conversar com os candidatos, acalmá-los... E as pessoas que eu vi reprovando, foi realmente por falha delas mesmo, que perdiam pontos, seja pelo nervosismo ou por não estarem preparadas mesmo. Enfim, não tenho nada a reclamar deles, e isso não foi só porque eu passei, rs.

Até breve (?)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É dessas mulheres pra comer com dez talheres (♪)

Uma vez, quando eu era ainda mais moleque, uma certa pessoa me disse: "Rapaz, as mulheres não são todas iguais, como nada na vida é. Um Fusca e uma Ferrari, ambos são carros mas são muito diferentes um do outro. Com as mulheres é a mesma coisa, digamos que... Cada uma tem uma potência e um preço diferente, assim como os carros.". Desse dia em diante, eu passei a achar que mulheres são como carros. Ok, ok, entendi errado, mas deem-me um desconto, ainda era muito moleque quando me fizeram essa comparação. Cresci um pouco, achei que entendia mais da mulheres, e posso dizer que adquiri certa experiência com elas. Os homens tendem a se achar superiores as mulheres em um milhão de coisas, e buscam até embasamentos científicos para mostrar que elas são melhores apenas em tudo que está relacionado a cuidar do lar, dos filhos e do macho. Pobre desses homens. Mais pobre ainda as mulheres que ficam com esses homens. Mas enfim, com essa experiência que adquiri com mulheres, pude apren

“ – Porque nunca fica ninguém?

– Talvez seja por causa do seu coração aberto. – Como assim? – Ué, você não vê que as pessoas temem pessoas que amam demais? – Verdade, toda vez que enxergam meu coração eles temem, eles correm, as pessoas se assustam porque meu coração está sempre disposto a amar muito. – As pessoas temem ser amadas, elas temem o amor alheio, porque se acostumaram a amar pouco, e quem ama muito é chamado de louco. – E o que eu devo fazer, fingir que amo pouco? – Não, gritar que amam muito e esperar que o grito atinja outro coração disposto a amar em dobro. [Gustavo Pozzatti]       "Porque nunca fica ninguém?" Essa era uma pergunta que eu vinha me fazendo há um tempo, e ficava sempre na dúvida entre se era porque eu sou confuso de mais ou pareço leviano em excesso. Existe algo que faz com que as pessoas que conheço e me relaciono desenvolvam um afeto grande por mim bem rápido, e depois de um tempo, elas se vão, normalmente quando começo a abrir meu coração. Mesmo

Arrepiado, deixa o farol ligado, o vidro tá embaçado... (♪)

Tá bem frio hoje mesmo... Pois é, vamos dar uma volta? Ah, tô com preguiça... A gente sai só pra comer alguna coisa. Tô longe hoje. Eu te pego. Pega?!?? Tô brincando... Tá brincando? Que pena. Mas sério, te busco em algun lugar. Pode ser então. Onde vamos? Não sei... O Rio no frio me deixa sem ideias. Tá com fome? Não. Cerveja? Não... Hnm... Vamos então encostar o carro e ver a lagoa? Pode ser! Já parou aqui antes? Não... Lindo né? Uhum. Que bom que finalmente aceitou meu convite... Você nunca convidou... Você sempre fugia antes que eu chamasse. É... Olha pra mim... Fala. Me beija. "Dentro do carro, O cinto já tá de lado, O rádio tá ligado, Aumenta o ar condiconado..." Eu gosto dessa música. Eu também. Bem sugestiva. Verdade. Eu acho q... CALA A BOCA! "Arrepiado, Deixa o farol ligado, O vidro embaçado, O banco ta encostado." Pera, tá muito calor. Você não estava reclamando do frio? Mas agora tô suando. Tira a camisa... Não, as pessoas lá fora podem ver. Com esses vi