Pular para o conteúdo principal

O tal passar do tempo...

Com o passar do tempo, você percebe que muito do que os mais velhos falam é verdade, mesmo que você não queria acreditar.
Você passa a dar menos importância para coisas pequenas e até para as grandes também, entende que gastar energia com o que te faz mal não é saudável.

Com o passar do tempo, você aprende que ninguém vai segurar a sua barra por você, que você entrou no mundo sozinho e é sozinho que sairá dele.
Você passa a enxergar seus problemas como gente grande, para de procurar ajuda no ombro dos outros e quando a coisa aperta MESMO você procura um canto isolado por dois minutos, chora o máximo que consegue, seca o rosto e volta para dar a cara à tapa.

Com o passar do tempo, você visualiza que tem mais dos seus pais do que você imagina, e passa a enxergar isso nas outras pessoas também.
Você entende que é inevitável não parecer com eles, mesmo que não queira. Se conformar com isso é questão de tempo, então você começa a exaltar as qualidades e trabalhá-las, e os defeitos, ah, esses a gente tenta consertar. Provavelmente, daqui ha uns muitos anos, você se olhe no espelho e por algum momento veja um de seus 'velhos'.

Com o passar do tempo, você entende a importância do tempo, e da maneira que ele pode ser sorrateiro, e quando menos se espera, ele leva sua juventude, sua saúde...
Você percebe que esse é um caminho natural da vida, e sabe que o tempo também levar a juventude dos seus pais, e que é seu dever cuidar deles quando eles já não puderem se cuidar sozinhos, e você lembra que daqui ha um tempo, isso também vai acontecer com você.

Com o passar do tempo, você aprende que seus melhores amigos são sua família.
Você entende que são eles que ficarão do seu lado quando você achar que não pode mais suportar, que são eles que param o que quer que estejam fazendo no primeiro sinal de socorro, que mesmo não tendo a melhor das relações no dia a dia, quando estoura a bomba, são eles que te socorrem, são eles que passam a noite segurando sua mão, são eles que acordam de madrugada para te socorrer, são eles que te dão colo pelo tempo que você precisar.

Com o passar do tempo, você reconhece o valor dos amigos, dos poucos amigos.
Você reconhece também que todos eles tem suas vidas, que não podem se dedicar a você e seus problemas integralmente, que vocês vão dividir bons momentos juntos mas não ficarão sempre, ou pra sempre, juntos, que um dia alguns irão casar, outros mudarão de país, outros continuarão do mesmo jeito, o que fica são as boas lembranças e os encontros esporádicos.

Com o passar do tempo, você aprende a conviver consigo mesmo.
Você consegue enxergar seus defeitos e qualidades, sabe onde estão suas falhas, reconhece seu potencial e aprende a conviver com seus fantasmas e fracassos, e no final das contas, você se aceita, ou não.

Até breve (?)

Comentários

  1. Nossa, ok, hoje eu li um texto de Shakespeare que falava basicamente sobre isso. Estranho e engraçado. Esses textos me fazem pensar em quanto tempo da minha vida eu já joguei fora, mas infelizmente o que passou, passou. Não posso fazer absolutamente nada para alterar o passado, mas tentar modificar o presente, é uma possibilidade.
    Quando eu li essa coisa de parecer com os nossos pais, eu gostei, não vi problema nenhum, mas ai você lembra que os seus pais se parecem com os pais deles e me veio a mente que na verdade eu posso parecer com os meus avós e não ter uma boa relação com alguém que se parece contigo... Não é nada legal.
    Eu que sou medrosa conviver com os meus fantasmas não é fácil, acho que pra ninguém né? Mas eu tenho até achado que estou enfrentando tudo muito bem.
    Então é como você disse... agora é me aceitar de vez... Ou não né.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

É dessas mulheres pra comer com dez talheres (♪)

Uma vez, quando eu era ainda mais moleque, uma certa pessoa me disse: "Rapaz, as mulheres não são todas iguais, como nada na vida é. Um Fusca e uma Ferrari, ambos são carros mas são muito diferentes um do outro. Com as mulheres é a mesma coisa, digamos que... Cada uma tem uma potência e um preço diferente, assim como os carros.". Desse dia em diante, eu passei a achar que mulheres são como carros. Ok, ok, entendi errado, mas deem-me um desconto, ainda era muito moleque quando me fizeram essa comparação. Cresci um pouco, achei que entendia mais da mulheres, e posso dizer que adquiri certa experiência com elas. Os homens tendem a se achar superiores as mulheres em um milhão de coisas, e buscam até embasamentos científicos para mostrar que elas são melhores apenas em tudo que está relacionado a cuidar do lar, dos filhos e do macho. Pobre desses homens. Mais pobre ainda as mulheres que ficam com esses homens. Mas enfim, com essa experiência que adquiri com mulheres, pude apren

“ – Porque nunca fica ninguém?

– Talvez seja por causa do seu coração aberto. – Como assim? – Ué, você não vê que as pessoas temem pessoas que amam demais? – Verdade, toda vez que enxergam meu coração eles temem, eles correm, as pessoas se assustam porque meu coração está sempre disposto a amar muito. – As pessoas temem ser amadas, elas temem o amor alheio, porque se acostumaram a amar pouco, e quem ama muito é chamado de louco. – E o que eu devo fazer, fingir que amo pouco? – Não, gritar que amam muito e esperar que o grito atinja outro coração disposto a amar em dobro. [Gustavo Pozzatti]       "Porque nunca fica ninguém?" Essa era uma pergunta que eu vinha me fazendo há um tempo, e ficava sempre na dúvida entre se era porque eu sou confuso de mais ou pareço leviano em excesso. Existe algo que faz com que as pessoas que conheço e me relaciono desenvolvam um afeto grande por mim bem rápido, e depois de um tempo, elas se vão, normalmente quando começo a abrir meu coração. Mesmo

Arrepiado, deixa o farol ligado, o vidro tá embaçado... (♪)

Tá bem frio hoje mesmo... Pois é, vamos dar uma volta? Ah, tô com preguiça... A gente sai só pra comer alguna coisa. Tô longe hoje. Eu te pego. Pega?!?? Tô brincando... Tá brincando? Que pena. Mas sério, te busco em algun lugar. Pode ser então. Onde vamos? Não sei... O Rio no frio me deixa sem ideias. Tá com fome? Não. Cerveja? Não... Hnm... Vamos então encostar o carro e ver a lagoa? Pode ser! Já parou aqui antes? Não... Lindo né? Uhum. Que bom que finalmente aceitou meu convite... Você nunca convidou... Você sempre fugia antes que eu chamasse. É... Olha pra mim... Fala. Me beija. "Dentro do carro, O cinto já tá de lado, O rádio tá ligado, Aumenta o ar condiconado..." Eu gosto dessa música. Eu também. Bem sugestiva. Verdade. Eu acho q... CALA A BOCA! "Arrepiado, Deixa o farol ligado, O vidro embaçado, O banco ta encostado." Pera, tá muito calor. Você não estava reclamando do frio? Mas agora tô suando. Tira a camisa... Não, as pessoas lá fora podem ver. Com esses vi