Pular para o conteúdo principal

40 verdades que aprendi viajando sozinho por tanto tempo...

1.
Você precisa aprender a entender e conviver com pessoas completamente diferentes de você.

2. É difícil se habituar à hábitos alimentares totalmente diferentes daquele que você sempre teve, mas depois de dois meses você acostuma.

3. Crianças costumam ser as melhores pessoas para conversar quando você não entende muito bem o idioma.

4. Algumas coisas vão acontecer diferente do esperado, algumas vezes será até um pouco desesperador, mas não pira! Entrar em “modo pânico” só vai piorar as coisas.

5. Você vai se sentir livre para ser e fazer muitas coisas que você reprimia com medo do julgamento de amigos e familiares.

6. Aprenderá a resolver seus próprios problemas, pois não terá muitas pessoas nas quais confia por perto.

7. Você deve abrir seus horizontes e sua mente para entender e respeitar as crenças mais diversas que existem, ainda que você não tenha nenhuma.

8. Vai aprender que quanto mais você descobre as coisas, mais vai perceber que sabe quase nada da vida. Suas “verdades absolutas” serão cada vez mais suas maiores dúvidas.

9. Vai exercitar sua empatia diariamente, pois vai conhecer pessoas muito diferentes o tempo todo, cada uma com história, dores e medos completamente diferentes dos seus.

10. Vai constatar que a reciprocidade nunca falha.

11. Muitas coisas vão parecer muito mais legais depois que tivermos feito. E muitas vezes contar a história para alguém vai ser muito mais divertido que de fato ter vivido.

12. Pessoas chatas são chatas em qualquer lugar do mundo. Elas sempre vão cansar e reclamar, seja em casa, na África do Sul ou na Tailândia.

13. Na maioria das vezes as coisas são mais assustadoras quando pensamos do que quando fazemos. Não pense de mais.

14. Atente-se aos detalhes, muitas coisas irão passar despercebidas, mas não deixe de tirar fotos, muitas vezes são elas que nos ajudam a lembrar dos detalhes.

15. Preze por sua segurança, mas se tudo estiver seguro e certo de mais, a viagem perde a graça.

16. Não culpe ninguém pelas coisas que te acontecer, é perda de tempo.

17. Sair da sua zona de conforto vai te mostrar que você não é tão bom assim quanto pensava antes, mas também vai te mostrar que você tem qualidade e forças que nunca imaginou.

18. Esteja aberto para aprender tudo o que for possível. Você vai ser inundado por muita informação diferente todo o tempo, principalmente sobre cultura e pessoas. Não deixe essa oportunidade passar.

19. Observe os animais que você não costuma ver no seu país de origem. Isso vai te ensinar como o mundo é imenso e em como ainda temos tanto pra ver. Isso vai te ajudar a despertar sobre consciência ambiental e animal.

20. Acostume-se à autorreflexão, mas não deixe que ela te consuma muito, pois se isso acontecer, você vai entrar em parafuso.

21. Não acredite muito nos clichês que dizem por aí: franceses não são mal-educados, americanos não comem só fast food. Mas mesmo assim, alguns clichês te ajudam com as coisas, nem que seja para iniciar uma conversa.

22. Pesquise sobre os lugares que você pretende visitar. Isso é muito apreciado pelos moradores locais, e é bem mais seguro para você também.

23. Aprenda a ser feliz sozinho. Você vai passar muito mais momentos com você mesmo do que  imagina.

24. Não desperdice seu tempo. Isso não quer dizer que você precise fazer algo o tempo todo, mas sim que você não tem que fazer algo que você não queira.

25. Aprenda a dirigir e não tenha medo de fazê-lo em outros países. Não é essencial mas torna tudo mais fácil e sua viagem muito mais independente.

26. Ainda que esteja fazendo uma viagem econômica, invista em pelo menos uma noite de sono relaxante e confortável a cada 15 dias. Isso fará toda a diferença e te dará muito mais energia e tranquilidade.

27. Aprenda a lidar com a hipocrisia. Você vai ter contato com ela muito mais do que imagina.

28. Tenha certeza que entendeu o que te falarem, caso contrário você pode acabar se metendo em grandes confusões, às vezes irreversíveis.

29. Tenha cuidado com o que e em como fala. Isso também pode muito perigoso.

30. Você vai perceber que tem muito mais características dos seus pais do que você imaginava.

31. Cuidado com a pimenta, tem algumas que nem leite resolve, sua boca vai ficar ardida por horas e nem preciso dizer como é sofrido para sair.

32. Experimente a culinária local. Essa é uma das melhores formas de conhecer realmente uma cultura.

33. Os problemas vão aparecer, é inevitável. Mas ter em mente que vai passar e que logo você estará rindo disso ajuda bastante. E normalmente são parte das suas melhores histórias.

34. As coisas nunca sairão exatamente da maneira que você programar. Tenha uma plano B, e principalmente, esteja a disposto a mudar tudo a qualquer momento.

35. Aprenda a dizer "não" e confie nos seus instintos: vá embora se achar que deve, aprenda a sair sozinhos dos lugares que te convidarem, e não fique com pessoas que não te inspirem confiança.

36. Não faça coisas só porque as pessoas dizem que tem que fazer. Ocupe seu tempo com coisas que realmente te dão prazer. As oportunidades não voltam e muitas vezes só temos uma chance de fazê-los.

37. O mar e o céu realmente tem um efeito calmante inexplicável.

38. Você vai conhecer muita gente incrível que você gostaria de levar para sempre na sua vida, mas a maioria nós nunca encontraremos novamente. Aproveite seu tempo com elas.

39. Você vai chorar muitas vezes, não de tristeza mas sim porque algumas vezes a saudade bate violenta e nos sentimos bastante sozinhos.

40. As suas maiores lembranças não serão de algum lugar específico, mas principalmente do que e com quem você viveu esses momentos. Viva-os intensamente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É dessas mulheres pra comer com dez talheres (♪)

Uma vez, quando eu era ainda mais moleque, uma certa pessoa me disse: "Rapaz, as mulheres não são todas iguais, como nada na vida é. Um Fusca e uma Ferrari, ambos são carros mas são muito diferentes um do outro. Com as mulheres é a mesma coisa, digamos que... Cada uma tem uma potência e um preço diferente, assim como os carros.". Desse dia em diante, eu passei a achar que mulheres são como carros. Ok, ok, entendi errado, mas deem-me um desconto, ainda era muito moleque quando me fizeram essa comparação. Cresci um pouco, achei que entendia mais da mulheres, e posso dizer que adquiri certa experiência com elas. Os homens tendem a se achar superiores as mulheres em um milhão de coisas, e buscam até embasamentos científicos para mostrar que elas são melhores apenas em tudo que está relacionado a cuidar do lar, dos filhos e do macho. Pobre desses homens. Mais pobre ainda as mulheres que ficam com esses homens. Mas enfim, com essa experiência que adquiri com mulheres, pude apren

“ – Porque nunca fica ninguém?

– Talvez seja por causa do seu coração aberto. – Como assim? – Ué, você não vê que as pessoas temem pessoas que amam demais? – Verdade, toda vez que enxergam meu coração eles temem, eles correm, as pessoas se assustam porque meu coração está sempre disposto a amar muito. – As pessoas temem ser amadas, elas temem o amor alheio, porque se acostumaram a amar pouco, e quem ama muito é chamado de louco. – E o que eu devo fazer, fingir que amo pouco? – Não, gritar que amam muito e esperar que o grito atinja outro coração disposto a amar em dobro. [Gustavo Pozzatti]       "Porque nunca fica ninguém?" Essa era uma pergunta que eu vinha me fazendo há um tempo, e ficava sempre na dúvida entre se era porque eu sou confuso de mais ou pareço leviano em excesso. Existe algo que faz com que as pessoas que conheço e me relaciono desenvolvam um afeto grande por mim bem rápido, e depois de um tempo, elas se vão, normalmente quando começo a abrir meu coração. Mesmo

Arrepiado, deixa o farol ligado, o vidro tá embaçado... (♪)

Tá bem frio hoje mesmo... Pois é, vamos dar uma volta? Ah, tô com preguiça... A gente sai só pra comer alguna coisa. Tô longe hoje. Eu te pego. Pega?!?? Tô brincando... Tá brincando? Que pena. Mas sério, te busco em algun lugar. Pode ser então. Onde vamos? Não sei... O Rio no frio me deixa sem ideias. Tá com fome? Não. Cerveja? Não... Hnm... Vamos então encostar o carro e ver a lagoa? Pode ser! Já parou aqui antes? Não... Lindo né? Uhum. Que bom que finalmente aceitou meu convite... Você nunca convidou... Você sempre fugia antes que eu chamasse. É... Olha pra mim... Fala. Me beija. "Dentro do carro, O cinto já tá de lado, O rádio tá ligado, Aumenta o ar condiconado..." Eu gosto dessa música. Eu também. Bem sugestiva. Verdade. Eu acho q... CALA A BOCA! "Arrepiado, Deixa o farol ligado, O vidro embaçado, O banco ta encostado." Pera, tá muito calor. Você não estava reclamando do frio? Mas agora tô suando. Tira a camisa... Não, as pessoas lá fora podem ver. Com esses vi