Pular para o conteúdo principal

Relatos de um fuso confuso.

Agora aqui na Alemanha são 2:18 da manhã mas no meu computador está marcando 21:18 para que eu consiga me adaptar melhor à minha rotina de trabalho morando em um continente e trabalhando em outro. E essa nem de longe é a coisa mais inesperada da minha nova rotina atual.
Nesse momento, estou sentado no meu escritório dentro da minha casa na Alemanha. Estou casado. Trabalhando como head de conteúdo de uma empresa que eu sou sócio agora. Devo dizer que, se eu tivesse que descrever qual seria a minha situação de vida hoje há dois anos atrás, o cenário seria completamente diferente.
Há pouco mais de um ano, eu estava pedindo demissão de um emprego estável, onde eu ganhava um salário razoável, morando em um bairro nobre da minha cidade, com família e amigos por perto. Ou seja, a perfeita zona de conforto que tanta gente almeja. Mas não eu. Não naquele momento.
Resolvi então me jogar no escuro, rumo ao desconhecido, para viver as coisas que eu sempre havia sonhado, para descobrir o mundo fora de debaixo das asas dos meus pais e aprender, na prática, como seria estar somente "eu por eu". Não posso dizer que fui mal nessa missão, muito pelo contrário. Lendo ainda agora meus últimos textos, pude reviver por alguns minutos todo o turbilhão de sensações que eu senti nos meses de 2019, do intenso dois mil e dezenove.
Hoje, quando eu fecho os olhos, eu consigo me ver perfeitamente dentro daquele Awesome Backpackers em Cape Town, chegando em um país completamente novo, com um inglês sofrível tentando me comunicar com o recepcionista e, como um anjo, a Thais aparecendo para me ajudar. Ela de fato foi como um anjo naquelas primeiras semanas. Adiantando um pouco o tempo, consigo lembrar perfeitamente da minha chegada no Playground Hostel em Bangkok. Muito tempo que eu não sentia um medo como aquele. O receio de que as pessoas ali não me entendessem, de não dar conta do trabalho completamente novo pra mim... Lembro das vezes em que me escondi no meu quarto porque queria sumir. E de todas as bebidas que bebi lá também. Adiantando mais o relógio do tempo, consigo lembrar a primeira vez que botei os pés em Amsterdã. Em como me senti em casa naquela cidade, da forma como tudo ali me abraçou. E também que comer brownie mágico no café da manhã de jejum não é a melhor ideia que se pode ter. E eu não aprendi a lição. E lembro também da traumática chegada na Irlanda. Em como o país me recebeu mal. No frio que senti esperando o ônibus que não passou. Na porta que não estava aberta para me receber quando cheguei. No medo de ter que dormir na calçada num frio quase negativo e sem roupa apropriada. E recordo também da chegada na Alemanha. No pavor que senti quando percebi que naquele momento, de fato, estava se iniciando um novo capítulo da minha história. Que estava morando em um país que nunca havia cogitado. Que três anos antes eu não conhecia nada da cultura que não fosse ligado à histórico de guerras e salsicha. E que eu estava indo morar em uma cidade menos habitada que minha rua no subúrbio do Rio de Janeiro onde fui nascido criado.
Mas eu passei por isso também.
E antes ainda do ano acabar, em um dia desses sem muita pretensão (ou nenhuma, na verdade), me aparece um projeto que, no começo, seria bom para eu ocupar a mente. E eu fui me entregando, despretensiosamente, e de repente, eu sou head de conteúdo de um portal com foco em desenvolvimento humano, exatamente em um momento em que o mundo têm pedido socorro. É, esqueci de comentar sobre uma informação importante, agora o mundo se encontra em quarentena por conta de um vírus que 4 meses atrás não era conhecido entre os seres humanos. Não sabemos o dia de amanhã, seguimos contabilizando infectados e mortos. Não se sabe quando vai parar, quando voltaremos à nossa vida normal, mas isso é uma coisa que eu já deveria estar habituado, né?
Enfim, agora, ainda sem sono, sigo aqui sentado na minha cadeira, olhando pela janela, sem saber do que esperar do dia da amanhã, muito menos do próximo ano. Mas eu sigo, sempre sigo, ainda que não saiba muito bem para onde.
Para constar, no meu computador agora marca 21:44. No meu celular 02:44. E eu estou no meio sem saber ao certo se estou aqui ou lá. Mas, onde seria "aqui"?

Até breve (?)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É dessas mulheres pra comer com dez talheres (♪)

Uma vez, quando eu era ainda mais moleque, uma certa pessoa me disse: "Rapaz, as mulheres não são todas iguais, como nada na vida é. Um Fusca e uma Ferrari, ambos são carros mas são muito diferentes um do outro. Com as mulheres é a mesma coisa, digamos que... Cada uma tem uma potência e um preço diferente, assim como os carros.". Desse dia em diante, eu passei a achar que mulheres são como carros. Ok, ok, entendi errado, mas deem-me um desconto, ainda era muito moleque quando me fizeram essa comparação. Cresci um pouco, achei que entendia mais da mulheres, e posso dizer que adquiri certa experiência com elas. Os homens tendem a se achar superiores as mulheres em um milhão de coisas, e buscam até embasamentos científicos para mostrar que elas são melhores apenas em tudo que está relacionado a cuidar do lar, dos filhos e do macho. Pobre desses homens. Mais pobre ainda as mulheres que ficam com esses homens. Mas enfim, com essa experiência que adquiri com mulheres, pude apren

“ – Porque nunca fica ninguém?

– Talvez seja por causa do seu coração aberto. – Como assim? – Ué, você não vê que as pessoas temem pessoas que amam demais? – Verdade, toda vez que enxergam meu coração eles temem, eles correm, as pessoas se assustam porque meu coração está sempre disposto a amar muito. – As pessoas temem ser amadas, elas temem o amor alheio, porque se acostumaram a amar pouco, e quem ama muito é chamado de louco. – E o que eu devo fazer, fingir que amo pouco? – Não, gritar que amam muito e esperar que o grito atinja outro coração disposto a amar em dobro. [Gustavo Pozzatti]       "Porque nunca fica ninguém?" Essa era uma pergunta que eu vinha me fazendo há um tempo, e ficava sempre na dúvida entre se era porque eu sou confuso de mais ou pareço leviano em excesso. Existe algo que faz com que as pessoas que conheço e me relaciono desenvolvam um afeto grande por mim bem rápido, e depois de um tempo, elas se vão, normalmente quando começo a abrir meu coração. Mesmo

Arrepiado, deixa o farol ligado, o vidro tá embaçado... (♪)

Tá bem frio hoje mesmo... Pois é, vamos dar uma volta? Ah, tô com preguiça... A gente sai só pra comer alguna coisa. Tô longe hoje. Eu te pego. Pega?!?? Tô brincando... Tá brincando? Que pena. Mas sério, te busco em algun lugar. Pode ser então. Onde vamos? Não sei... O Rio no frio me deixa sem ideias. Tá com fome? Não. Cerveja? Não... Hnm... Vamos então encostar o carro e ver a lagoa? Pode ser! Já parou aqui antes? Não... Lindo né? Uhum. Que bom que finalmente aceitou meu convite... Você nunca convidou... Você sempre fugia antes que eu chamasse. É... Olha pra mim... Fala. Me beija. "Dentro do carro, O cinto já tá de lado, O rádio tá ligado, Aumenta o ar condiconado..." Eu gosto dessa música. Eu também. Bem sugestiva. Verdade. Eu acho q... CALA A BOCA! "Arrepiado, Deixa o farol ligado, O vidro embaçado, O banco ta encostado." Pera, tá muito calor. Você não estava reclamando do frio? Mas agora tô suando. Tira a camisa... Não, as pessoas lá fora podem ver. Com esses vi