Pular para o conteúdo principal

Fui 51.071.277 vezes nocauteado.

Sem dúvida alguma, esse texto é mais para mim do que para qualquer outra pessoa. Na verdade, ele é somente para mim. Compartilho aqui para que, quem sabe, eu enfim consiga escutar esse tanto de coisa que está claramente ao meu redor há muito tempo, e teimoso que sou, insistia em não enxergar - ou quem sabe, era ingênuo de mais.

Neste momento eu tenho um gosto amargo estranho na boca, a cabeça lateja e me sinto um pouco aéreo. Muito provavelmente é pelo choque de realidade que, com minha já dita ingenuidade, eu acreditei que pudesse ser diferente. Mas para tentar sair um pouco dos devaneios e trazer alguns dados lógicos para meu raciocínio hoje, fui atrás de alguns números para trazer algum sentido pra tudo, ou pelo menos tentar. E aliás, aqui talvez esteja mais uma de minhas fantasias que preciso ainda refletir: em um mundo como o nosso, ciência, dados e lógica fazem algum sentido? Sinceramente, tudo me leva a crer que não.

Mas voltando aos dados, o número é, até o momento, 51.071.277. E isso para mim é estarrecedor, e têm sido difícil de digerir. E não é apenas isso, mas comecemos por aqui. Lá em 2018, quando as cartas de quem ele era e tudo o que representava já estavam postas, foi muito difícil lidar com a escolha da maioria da população (não me venham com papinho de "ain não era maioria porque muita gente não votou e..", porque se essas pessoas que não votaram se importassem e fossem votar, o resultado seria outro, por isso, sim, foi a maioria), mas cá no fundo, eu ainda podia acreditar que as pessoas foram enganadas, e que as coisas seriam diferentes num futuro próximo. Apesar de 4 anos ser tempo pra caramba! 

No meio do caminho muita coisa aconteceu, que deixaram cada vez mais claro para a minha fantasia que não tinha como ter outro resultado a não ser o fim de um período tão nefasto pra nossa história. Tivemos uma pandemia global, onde nossa liderança fez questão de ir contra tudo o que todos os grandes líderes do mundo pregavam. Pelo menos 686.036 pessoas morreram no nosso país. No meio disso tudo, essa mesma liderança debochou e fez piada de pessoas com falta de ar. Foi cruel. E esse é apenas um dos exemplos da crueldade que me fez acreditar que, se não fosse por golpe, não haveria outra maneira de ele permanecer. A economia ficou em frangalhos, muito pior do que a maioria dos países. A fome voltou a assolar o país. Ele não tinha o menor decoro ou educação. Sequer uma boa oratória. E então, eu estava enganado, muito enganado.

51.071.277 de pessoas, apesar de tudo isso, preferiram ele a qualquer outra pessoa. 51.071.277 ignoraram o tanto de evidências de corrupção, sigilos de 100 anos e escárnio com a vida das outras pessoas. 51.071.277 concordam com tudo isso que passamos nós últimos 4 anos. Veja bem, neste momento esses 51.071.277 de pessoas podem não ser a maioria, mas é gente pra caramba! São muito mais pessoas do que aqueles "poucos % da base fiel" de que tanto se falava. É muita gente.

Durante a pandemia, o Amazonas literalmente sufocou por causa da incompetência do Estado. Nós nos mobilizamos para levar o oxigênio lá, um papel que era obrigação DO ESTADO. Eles viram os seus morrer sem poder respirar, mesmo assim 880.0897 pessoas escolheram manter a mesma pessoa no poder. Quase 43% das pessoas não foram marcadas pelo que aconteceu AOS SEUS. Elas se esqueceram ou não se importam.

No Rio de Janeiro 4.930.288 escolheram um candidato que ninguém nem sabia quem era até anteontem. Seu plano de governo é extermínio. Em 14 meses, o Rio de Janeiro viveu uma sequência de 40 chacinas com, pelo menos, 197 mortes promovidas em operações policiais. As milícias invadiram o estado e são as verdadeiras donas dele. E ainda assim, um candidato que promove tudo isso, é reeleito no primeiro turno, com uma larga vantagem do segundo colocado.

Para as outras cadeiras, muitos dos que estavam diretamente ligados a desastrosa gestão da pandemia foram eleitos, quando na verdade deveriam ter sido varridos da nossa historia. Ao invés de cobrados e julgados, foram coroados. Alguns com pompa. E é ainda mais chocante que muitos deles, sequer, tenham projetos (político-social pelo menos). O que eles tem é discurso de ódio. Eles tem apreço pela morte, e está claro que, quase metade da nossa sociedade também.

Fui nocauteado. Não porque vai haver um segundo turno, afinal eu, um iludido entusiasta da democracia e da civilidade, sou favorável a discussão de ideias e projetos de sociedade. Mas 51.071.277 pessoas apoiando o que tivemos até aqui nos últimos anos, é de mais pra mim. É injustificável para a minha concepção de mundo. O Lula pode até ganhar (e eu inclusive ainda acredito que vá, mas sem grandes surpresas se o resultado daqui 3 semanas forem diferentes), mas nós já perdemos. E aqui não cabem contas para tirar extratos positivos de uma batalha que foi claramente perdida. Não me interessa se quem mais perdeu assentos foi o Centrão ou se 48% de votos é coisa pra caramba. Alguns resultados podem ter sido positivos, mas enquanto seres humanos, perdemos. E de lavada.

Eu, como um ser privilegiado que sou, hoje tenho apenas uma vontade: fazer o meu e por mim e pelos meus próximo. E só. Admiro muito as pessoas que, apesar de tudo, continuam lutando e acreditando que um mundo melhor para todos é possível. Mas hoje eu percebo que essa é umas das maiores utopias que um dia nos fizeram acreditar. Espero que vocês continuem firmes para seguir com o altruísmo de dedicar a vida e a própria paz em prol de pessoas que não são capazes de sentir empatia nem diante de, pelo menos, 400.000 pessoas que morreram por conta da negligência. Do alto do meu privilégio, de uma pessoa que não viu a vida piorar nos últimos 4 anos, que nunca se preocupou se teria comida na mesa e que continuou fazendo duas viagens por ano, eu digo que cansei. Cansei de tentar explicar, ou entender, o que se passa na cabeça de tanta gente. O que se passa na cabeça de 51.071.277 de pessoas...

Não faz muito tempo, eu li que "a ignorância é uma benção" e depois desse pleito eu aprendi que realmente é. Aos cariocas residentes e brasileiros, eu desejo que vocês encontrem a paz naquilo que escolheram e escolherão brevemente. Que os próximos 4 anos seja um espelho daquilo que vocês são e almejam.  Que seu conservadorismo seja um reflexo de como você realmente vive e de como quer que seja seu futuro.

Cada vez eu estou mais convencido de que vocês realmente estão certos e eu estou errado. Eu e a minha bolha, que sempre se mostra ser a minoria. Aliás a vocês eu desejo força para suportar o insuportável.

Enquanto isso, do alto do meu privilégio, eu percebo que o Brasil de hoje não é um lugar para mim, não por ser eu o certo ou o errado, mas sim porque eu não caibo dentro dos valores sociais que vocês têm construído. Eu não quero viver em um país assim, e cada vez menos eu sinto saudades - do país e não das pessoas.

Talvez isso seja um sinal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É dessas mulheres pra comer com dez talheres (♪)

Uma vez, quando eu era ainda mais moleque, uma certa pessoa me disse: "Rapaz, as mulheres não são todas iguais, como nada na vida é. Um Fusca e uma Ferrari, ambos são carros mas são muito diferentes um do outro. Com as mulheres é a mesma coisa, digamos que... Cada uma tem uma potência e um preço diferente, assim como os carros.". Desse dia em diante, eu passei a achar que mulheres são como carros. Ok, ok, entendi errado, mas deem-me um desconto, ainda era muito moleque quando me fizeram essa comparação. Cresci um pouco, achei que entendia mais da mulheres, e posso dizer que adquiri certa experiência com elas. Os homens tendem a se achar superiores as mulheres em um milhão de coisas, e buscam até embasamentos científicos para mostrar que elas são melhores apenas em tudo que está relacionado a cuidar do lar, dos filhos e do macho. Pobre desses homens. Mais pobre ainda as mulheres que ficam com esses homens. Mas enfim, com essa experiência que adquiri com mulheres, pude apren

“ – Porque nunca fica ninguém?

– Talvez seja por causa do seu coração aberto. – Como assim? – Ué, você não vê que as pessoas temem pessoas que amam demais? – Verdade, toda vez que enxergam meu coração eles temem, eles correm, as pessoas se assustam porque meu coração está sempre disposto a amar muito. – As pessoas temem ser amadas, elas temem o amor alheio, porque se acostumaram a amar pouco, e quem ama muito é chamado de louco. – E o que eu devo fazer, fingir que amo pouco? – Não, gritar que amam muito e esperar que o grito atinja outro coração disposto a amar em dobro. [Gustavo Pozzatti]       "Porque nunca fica ninguém?" Essa era uma pergunta que eu vinha me fazendo há um tempo, e ficava sempre na dúvida entre se era porque eu sou confuso de mais ou pareço leviano em excesso. Existe algo que faz com que as pessoas que conheço e me relaciono desenvolvam um afeto grande por mim bem rápido, e depois de um tempo, elas se vão, normalmente quando começo a abrir meu coração. Mesmo

Arrepiado, deixa o farol ligado, o vidro tá embaçado... (♪)

Tá bem frio hoje mesmo... Pois é, vamos dar uma volta? Ah, tô com preguiça... A gente sai só pra comer alguna coisa. Tô longe hoje. Eu te pego. Pega?!?? Tô brincando... Tá brincando? Que pena. Mas sério, te busco em algun lugar. Pode ser então. Onde vamos? Não sei... O Rio no frio me deixa sem ideias. Tá com fome? Não. Cerveja? Não... Hnm... Vamos então encostar o carro e ver a lagoa? Pode ser! Já parou aqui antes? Não... Lindo né? Uhum. Que bom que finalmente aceitou meu convite... Você nunca convidou... Você sempre fugia antes que eu chamasse. É... Olha pra mim... Fala. Me beija. "Dentro do carro, O cinto já tá de lado, O rádio tá ligado, Aumenta o ar condiconado..." Eu gosto dessa música. Eu também. Bem sugestiva. Verdade. Eu acho q... CALA A BOCA! "Arrepiado, Deixa o farol ligado, O vidro embaçado, O banco ta encostado." Pera, tá muito calor. Você não estava reclamando do frio? Mas agora tô suando. Tira a camisa... Não, as pessoas lá fora podem ver. Com esses vi