Pular para o conteúdo principal

Por menos curtidas e mais amor.

Ando vendo muitos textos a respeito de "como encontrar a pessoa ideal". Todos muito diferentes uns dos outros, mas como duas coisas implícitas em comum: bastante fantasiosos e lógicos.
Há um esteriótipo comum em todos os textos que dão conselhos amorosos: Homens gostam de sexo. Mulheres gostam de atenção. OK, não discordo disso, mas será que realmente alguém precisa dizer isso atualmente? Todos sabemos disso, ainda que eu acredite que mulheres gostem de sexo tanto quanto (ou mais) que os homens, que por sua vez, querem tanta atenção quanto as mulheres.
Mas porque será que no mundo atual em que vivemos, onde há tantas pessoas "perfeitas" nas redes sociais (que não tem nada de sociais), cheios de amigos, descolados e blá blá blá, precisam de tantos conselhos amorosos? Porque existe essa necessidade da geração na qual eu vivo de estar o tempo todo com alguém? Porque essa geração não sabe realmente o que é um relacionamento e vive como um macaco de galho em galho, sempre amando instantaneamente o macaco da vez. E amanhã já será outro. Depois outro. E assim sucessivamente...
Me assusta um pouco observar as pessoas a meu redor (e eu me incluo nisso), e perceber que estamos cada vez mais ligados na tela do celular que as coisas a nosso redor.
As pessoas não se olham mais, não conversam mais, não marcam encontros para compartilharem momentos reais. A foto no instagram é mais importante que ouvir a conversa jogada fora na mesa do bar. Ganhar não sei quantas curtidas no facebook é mais legal que passar horas a fio fazendo nada com quem amamos. É mais fácil amar o virtual que o real, e a explicação é simples: No virtual só tem o melhor de nós! Nosso melhor ângulo, nossa melhor piada, nosso melhor momento, e por isso, é fácil amar assim, dá menos trabalho. Amar os defeitos é mais difícil, porque sempre tem uma mania que nos irrita, o excesso de gestos pode não ser legal, a falta de paciência de algumas pessoas pode nos incomodar um pouco em alguns momentos... E por isso amar o real é mais difícil, e preguiçosos que somos, optamos por nos contentar com o virtual porque ele é mais "fácil". E isso se reflete nos relacionamentos vazios e carentes que vivemos atualmente. As pessoas não sabem mais amar!
É raro ver as pessoas olhando nos olhos umas das outras hoje em dia, não se veem mais crianças em parques, encontros casuais estão quase extintos porque as pessoas agora sabem exatamente onde estão todos os seus amigos, basta olhar em uma rede social qualquer. A rede social não nos aproxima, ela nos afasta, e tem afastado cada vez mais. Nem a voz dos nossos amigos ouvimos mais porque até as ligações foram substituídas por mensagens de Whatsapp.
De tanto olharmos pra tela do celular, acabamos olhando tempo de mais para baixo. Não percebemos mais as pessoas a nosso redor, não reparamos mais nos detalhes do cotidiano. Ninguém conversa mais em filas ou em ônibus. Não existem mais acasos. Não existem mais histórias incríveis a serem contadas, porque perdemos mais tempo tentando tirar uma foto incrível do que reparando no pôr-do-sol mais bonito do mundo, ou em uma outra coisa qualquer que passaram como um piscar de olhos e não podemos reparar porque estávamos vidrados em uma telinha na palma de nossa mão.
Há quanto tempo você não vê uma estrela cadente? Ou melhor, há quanto tempo você não observa o céu? Ele sempre está ali, todas as noites, mas esses momentos da vida perderam espaço para a tecnologia, que era pra ser o avanço da sociedade, mas que na verdade, nos faz regredir cada vez mais.
Portanto, antes de buscar soluções ou conselhos de "como encontrar a pessoa ideal", devemos reaprender a viver em sociedade, com outras pessoas de verdade.
É bem provável que várias pessoas incríveis já devam ter cruzado conosco, mas nós não percebemos porque estávamos ocupados de mais vendo o "Watts", editando uma foto para o Instagram ou pensando em um status bacana para ganhar muitas curtidas no Facebook.

Até breve (?)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

É dessas mulheres pra comer com dez talheres (♪)

Uma vez, quando eu era ainda mais moleque, uma certa pessoa me disse: "Rapaz, as mulheres não são todas iguais, como nada na vida é. Um Fusca e uma Ferrari, ambos são carros mas são muito diferentes um do outro. Com as mulheres é a mesma coisa, digamos que... Cada uma tem uma potência e um preço diferente, assim como os carros.". Desse dia em diante, eu passei a achar que mulheres são como carros. Ok, ok, entendi errado, mas deem-me um desconto, ainda era muito moleque quando me fizeram essa comparação. Cresci um pouco, achei que entendia mais da mulheres, e posso dizer que adquiri certa experiência com elas. Os homens tendem a se achar superiores as mulheres em um milhão de coisas, e buscam até embasamentos científicos para mostrar que elas são melhores apenas em tudo que está relacionado a cuidar do lar, dos filhos e do macho. Pobre desses homens. Mais pobre ainda as mulheres que ficam com esses homens. Mas enfim, com essa experiência que adquiri com mulheres, pude apren

“ – Porque nunca fica ninguém?

– Talvez seja por causa do seu coração aberto. – Como assim? – Ué, você não vê que as pessoas temem pessoas que amam demais? – Verdade, toda vez que enxergam meu coração eles temem, eles correm, as pessoas se assustam porque meu coração está sempre disposto a amar muito. – As pessoas temem ser amadas, elas temem o amor alheio, porque se acostumaram a amar pouco, e quem ama muito é chamado de louco. – E o que eu devo fazer, fingir que amo pouco? – Não, gritar que amam muito e esperar que o grito atinja outro coração disposto a amar em dobro. [Gustavo Pozzatti]       "Porque nunca fica ninguém?" Essa era uma pergunta que eu vinha me fazendo há um tempo, e ficava sempre na dúvida entre se era porque eu sou confuso de mais ou pareço leviano em excesso. Existe algo que faz com que as pessoas que conheço e me relaciono desenvolvam um afeto grande por mim bem rápido, e depois de um tempo, elas se vão, normalmente quando começo a abrir meu coração. Mesmo

Arrepiado, deixa o farol ligado, o vidro tá embaçado... (♪)

Tá bem frio hoje mesmo... Pois é, vamos dar uma volta? Ah, tô com preguiça... A gente sai só pra comer alguna coisa. Tô longe hoje. Eu te pego. Pega?!?? Tô brincando... Tá brincando? Que pena. Mas sério, te busco em algun lugar. Pode ser então. Onde vamos? Não sei... O Rio no frio me deixa sem ideias. Tá com fome? Não. Cerveja? Não... Hnm... Vamos então encostar o carro e ver a lagoa? Pode ser! Já parou aqui antes? Não... Lindo né? Uhum. Que bom que finalmente aceitou meu convite... Você nunca convidou... Você sempre fugia antes que eu chamasse. É... Olha pra mim... Fala. Me beija. "Dentro do carro, O cinto já tá de lado, O rádio tá ligado, Aumenta o ar condiconado..." Eu gosto dessa música. Eu também. Bem sugestiva. Verdade. Eu acho q... CALA A BOCA! "Arrepiado, Deixa o farol ligado, O vidro embaçado, O banco ta encostado." Pera, tá muito calor. Você não estava reclamando do frio? Mas agora tô suando. Tira a camisa... Não, as pessoas lá fora podem ver. Com esses vi