Pular para o conteúdo principal

Finalizando a road trip e também a África!

Em Pont Elizabeth protegendo o precioso. rs
Depois da incrível experiência do Bungee, era hora de relaxar um pouco. Mas antes disso, teríamos ainda um longo caminho de carro à percorrer.
Fomo para Port Elizabeth, uma das maiores cidades da África do Sul. Ficamos no hostel Island Vibe Port Elizabeth, e olha, é um dos mais lindos que já fiquei na vida! É uma grande casa imperial que foi transformada num hostel, então ele é todo lindo e bem decorado. Os banheiros internos são bons, mas eles montaram um no jardim de inverno que é incrível, cada cabine é gigante e tem um banco e espaço para roupas. O espelho é enorme e água fica quente em 2 segundos. A cozinha deixa a desejar e o WiFi não funciona nos quartos, mas em compensação, a cama é maravilhosa! Ele fica localizado perto do centro principal da cidade. Por Port Elizabeth ser uma das maiores cidades, decidimos passar o fim de semana lá e ir pra praia num desses dias pois estava prometendo 24º, e isso meus amigos, é considerado verão!
Por coincidência, na primeira noite que estávamos na cidade, uma banda que a Carol conhece os integrantes ia tocar na cidade, então decidimos que seria nossa noite de diversão, e para melhorar, ela conseguiu as entradas de graça. 
Bêbados já no hostel
Tínhamos uma garrafa de vinho no hostel, mas resolvemos que era uma boa ideia comprar mais duas, só pra fazer o esquenta antes de ir pro show. Pois bem, chegamos no show já um pouco mais que alegres, continuamos tomando vinho... E cerveja, e obviamente viramos a atração da festa, pois além de estarmos animados um pouco de mais, estávamos obrigando as outras pessoas a dançarem junto conosco. A noite foi bem divertida, mas além da amnésia parcial no dia seguinte, acordamos com uns hematomas que eu não sei exatamente explicar o motivo, e sinceramente, prefiro não forçar muito a memória para lembrar, provavelmente irei me envergonhar e já passei da idade de me preocupar com isso. rs
Porém, apesar dessa noite bem agitada, acordei bem pleno e sem ressaca, coisas que a maturidade nos trás: beba água quando beber muito álcool. rs

Pleno e sem ressaca tomando meu café esperando por Carol.

E sim, acordei e estava um dia lindo, de céu limpo e bem azul. Porém estava do jeito típico da África do Sul nesse período do ano: calor no sol e frio na sombra. Tomei meu café no sol, com uma vista linda onde tinha um forte e o mar ao fundo.
Como estava um dia bonito e queríamos sol, fomos para Sardinia Bay.

Uma praia cheia de dunas, praticamente deserta e linda!!
Escalar as dunas de Sardinia Bay, além de ser uma ótimo exercício para as pernas, ainda te dará essa visão incrível. Porém, apesar de eu não estar com ressaca (Carol estava, rs), estávamos bem cansados, e o tempo fechou, literalmente, rs. Começou a ventar de uma forma absurda e ficou bem frio. Nosso sanduíche e biscoito ficaram com tanta areia que mais pareciam que tinham sido empanados de tão crocantes que estavam. Por isso, acabamos ficando por lá pouco mais de uma hora e voltamos pro hostel para caminhar pela cidade.
Uma observação que tivemos foi, no geral, a África do Sul é um país limpo, mas Port Elizabeth não! Muito lixo na rua e nas estradas. Apesar da praia ser bem limpa, os acessos e o caminho era de dar dó!

Depois das duas noites nesse hostel lindo, ainda tínhamos o Safari e o voluntariado para visitar. Então decidimos ficar num hostel no "meio" do caminho. O nome é 28 Towpath, é um hostel simples, e ótima localização para quem vai fazer o Addo com o próprio carro, porém tem uma coisa nele que é espetacular: tem um rio que passa na parte de trás do hostel, e eles tem um pátio incrível, onde é maravilhoso sentar e deixar o tempo passar observando a natureza! Além disso, a sala de estar tem uma lareira e uma janela enorme que dá vista para o rio, e passar a noite ali conversando foi ótimo!
Janela da sala de estar.

Nascer do sol da varanda do hostel
A cozinha do hostel é maravilhosa! A melhor que já vi, porém, o Wifi não funcionou em nenhum dos dois dias em que estávamos lá.

E então, finalmente, chegou o dia de fazer o Safari!
Escolhemos fazer o Addo Elephant Park. A história do Addo é muito bonita, pois o  parque surgiu para preservar os elefantes da região, em uma época em que existiam muitos conflitos entre os agricultores e os elefantes. O parque foi fundado em 1931, como um santuário para apenas onze elefantes que ainda viviam nessa área.  Com o passar dos anos o parque foi agregando novas áreas e hoje possui mais de 600 mil hectares e atualmente abriga mais de 600 elefantes e uma grande variedade de outras espécies de animais.
Nós chegamos no Addo bem cedo. Ainda na primeira guarita de acesso, ficamos positivamente surpresos quando o guarda revistou nosso carro e nos perguntou se portávamos armas. Inclusive eles olham o porta malas do carro. Infelizmente muitas pessoas ainda praticam caça em busca de troféus, como cabeças de animais na África do Sul, o que é estritamente proibido.
Passando do portão principal chegamos na área que eles chamam de Main Gate, onde fica o escritório, onde se compra o acesso ao parque, pode-se fazer reservas de hospedagem, restaurante, banheiros, lojas, posto de combustível, lavanderia e outras áreas de convivência. No escritório principal fizemos o cadastro, informando placa do veículo, passaporte do motorista e pagando a taxa de conservação (que pode ser paga em cartão de crédito ou em Rands, a moeda local) e pagamos R 307 por adulto pela licença de self game drive. Com a autorização de entrada do parque em mãos e o mapa, que é super bonitinho e incentiva os visitantes a fazerem uma competição em busca dos animais, entramos no parque. Foi nossa primeira vez em um self game drive e confesso que estávamos apreensivos, e muito cuidadosos, ficando o tempo inteiro com as janelas fechadas no início. A cada animal avistado, era uma festa! O parque é gigantesco!  A maioria dos trajetos é de estrada asfaltada e alguns curtos percursos em estrada de chão, mas sempre em boas condições com boa sinalização dos trajetos.

Tentando achar os "gatinhos". rs







Essa foi sem dúvidas outra das grandes experiências que tive na vida!
Ver tantos animais que só via em filmes e, infelizmente, em zoológicos quando eu era crianças, andando livres é bem inesquecível.

Depois desse dia maravilhoso, com mais de dez horas dentro do carro, precisávamos descansar pois o dia seguinte prometia sol de novo, então resolvemos ir pra Coffee Bay.
Ficamos num hostel bem legal que, infelizmente, esqueci o nome! Mas ele fica bem perto da praia também! É um hostel animado, detalhe que são locais que trabalham, então de noite teve apresentação de música e dança africana e foi bem divertido! Os banheiros são grandes, mas afastados dos quartos. Não em incomoda, mas pode ser um problema para algumas pessoas, e o Wifi não funcionou também!
Mas como queríamos, fez um lindo dia de sol no dia seguinte. Passamos o dia a praia e fizemos um amigo doguinho novo! Ele ficou conosco o tempo inteiro e só no final do dia que descobrimos que, na verdade, ele mora no hostel e sempre fica junto com alguns hóspedes na praia. Vejam se isso não é uma fofura sem tamanho gente?





Enfim, depois de tanta viagem, os dias seguintes foram basicamente de estrada.
Passamos o dia viajando e dormimos em Durban. Infelizmente estávamos muito cansados para ir conhecer a cidade, mas ao que parece, a vida noturna lá é muito agitada!
De lá, seguimos para Joanesburgo, mas antes resolvemos fazer uma parada em Cathedral Peak Hotel, fpi indicação de um amigo, e paramos lá para almoçar. O almoço em si não é caro, pagamos R 185 por pessoa, mas era buffet liberado. E a vista, meus amigos, é de matar! 


Dá pra ver a cadeia de montanhas que separam África do Sul e Lesoto, e todo o percurso é muito lindo! Pena não podermos ficar tanto tempo lá pois ainda tínhamos mais muitos quilômetros para percorrer até Johanesburgo.
Em Joburgo, pegamos um hostel bem perto do aeroporto. Foi ótimo por sinal! Precisávamos de um bom lugar para dormir com espaço e privacidade para podermos arrumarmos nossas coisas, e o casal que nos recebeu era muito simpático!

E enfim, no dia seguinte bem cedo fomos para o aeroporto, eu embarcando para Ásia e Carol para a América do Sul.



E para finalizar, transcrevo aqui duas postagens que fiz no Instagram, que resumem bem tanto essa viagem com a Carol quanto todo o tempo que fiquei na África do Sul.

"Nesse momento estamos como em boa parte do tempo: eu tomando café e você sentada organizando todas as coisas das próximas horas. Que viagem, não? 
Foram tantas coisas que tenho a sensação de que foram muito mais que duas semanas! Passamos por lugares incríveis, tivemos momentos inesquecíveis, pulamos de uma FUCKING PONTE COM MAIS DE FUCKINGS 200 METROS! Dormimos em mais de 5 lugares diferentes, rodamos mais de 3 mil quilômetros de carro, enfrentamos aranhas, vimos leões e elefantes, tomamos um porre e tivemos amnésia, VOCÊ DIRIGIU NA MÃO INGLESA E CARRO MANUAL! (!!!!!), quase enguiçamos sem gasolina, nos perdemos e paramos dentro de uma propriedade privada... Enfim, tanta tanta tanta coisa que vou guardar pra sempre! Muito obrigado por esses dias incríveis, pelas crises de riso que contagiavam a todos (e me faziam passar vergonha às vezes haha), por aturar as minhas cantorias, minha demora no banheiro e por ser a melhor co-piloto da vida! Você nem foi ainda e eu já to morrendo de saudade da gente! “Wendell, você faz eu fazer merda!” , jamais vou esquecer isso! “SOME PEOPLE WANT IT ALL BUT I DONT WANT NOTHING AT ALL IF IT AIN’T YOU BABY IF I AIN’T GOT YOU BABY"

"Africa do Sul, o que foram esses três meses que estive aqui?
Muito além de todas as expectativas possíveis! Lugares espetaculares e pessoas que me acrescentaram tanto! Com certeza eu saio desse país outra pessoa, muito mais generoso e crente no ser humano! Eu não posso ser leviano e marcar pessoas aqui, pois certeza que esquecerei alguém, mas quero deixar registrado minha gratidão por todos que conheci no Awesome Backpackers, vocês fizeram tudo mais divertido e mais fácil! A todos da Cape Studies, por tanta coisa que aprendi com vocês, mais importante que o inglês, foi entender melhor tantas culturas diferentes! Aos brasileiros que encontrei aqui, todos “ele não” e me provando que somos um povo diferente MESMO! Aos tantos AMIGOS que fiz, de todos os continentes, gratidão por tudo! A todos os locais que me mostraram que África é muito mais que a mídia mostra!
Saio desse país certo de que escrevi uma história linda aqui!
Estou no aeroporto rindo de felicidade e gratidão por tudo o que vivi, e com o peito aberto pra viver uma nova aventura em outro continente!
Vamos que não estamos nem na metade ainda!"

Vamos que a aventura agora é na Ásia!

Até breve (?)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É dessas mulheres pra comer com dez talheres (♪)

Uma vez, quando eu era ainda mais moleque, uma certa pessoa me disse: "Rapaz, as mulheres não são todas iguais, como nada na vida é. Um Fusca e uma Ferrari, ambos são carros mas são muito diferentes um do outro. Com as mulheres é a mesma coisa, digamos que... Cada uma tem uma potência e um preço diferente, assim como os carros.". Desse dia em diante, eu passei a achar que mulheres são como carros. Ok, ok, entendi errado, mas deem-me um desconto, ainda era muito moleque quando me fizeram essa comparação. Cresci um pouco, achei que entendia mais da mulheres, e posso dizer que adquiri certa experiência com elas. Os homens tendem a se achar superiores as mulheres em um milhão de coisas, e buscam até embasamentos científicos para mostrar que elas são melhores apenas em tudo que está relacionado a cuidar do lar, dos filhos e do macho. Pobre desses homens. Mais pobre ainda as mulheres que ficam com esses homens. Mas enfim, com essa experiência que adquiri com mulheres, pude apren

“ – Porque nunca fica ninguém?

– Talvez seja por causa do seu coração aberto. – Como assim? – Ué, você não vê que as pessoas temem pessoas que amam demais? – Verdade, toda vez que enxergam meu coração eles temem, eles correm, as pessoas se assustam porque meu coração está sempre disposto a amar muito. – As pessoas temem ser amadas, elas temem o amor alheio, porque se acostumaram a amar pouco, e quem ama muito é chamado de louco. – E o que eu devo fazer, fingir que amo pouco? – Não, gritar que amam muito e esperar que o grito atinja outro coração disposto a amar em dobro. [Gustavo Pozzatti]       "Porque nunca fica ninguém?" Essa era uma pergunta que eu vinha me fazendo há um tempo, e ficava sempre na dúvida entre se era porque eu sou confuso de mais ou pareço leviano em excesso. Existe algo que faz com que as pessoas que conheço e me relaciono desenvolvam um afeto grande por mim bem rápido, e depois de um tempo, elas se vão, normalmente quando começo a abrir meu coração. Mesmo

Arrepiado, deixa o farol ligado, o vidro tá embaçado... (♪)

Tá bem frio hoje mesmo... Pois é, vamos dar uma volta? Ah, tô com preguiça... A gente sai só pra comer alguna coisa. Tô longe hoje. Eu te pego. Pega?!?? Tô brincando... Tá brincando? Que pena. Mas sério, te busco em algun lugar. Pode ser então. Onde vamos? Não sei... O Rio no frio me deixa sem ideias. Tá com fome? Não. Cerveja? Não... Hnm... Vamos então encostar o carro e ver a lagoa? Pode ser! Já parou aqui antes? Não... Lindo né? Uhum. Que bom que finalmente aceitou meu convite... Você nunca convidou... Você sempre fugia antes que eu chamasse. É... Olha pra mim... Fala. Me beija. "Dentro do carro, O cinto já tá de lado, O rádio tá ligado, Aumenta o ar condiconado..." Eu gosto dessa música. Eu também. Bem sugestiva. Verdade. Eu acho q... CALA A BOCA! "Arrepiado, Deixa o farol ligado, O vidro embaçado, O banco ta encostado." Pera, tá muito calor. Você não estava reclamando do frio? Mas agora tô suando. Tira a camisa... Não, as pessoas lá fora podem ver. Com esses vi