Pular para o conteúdo principal

Portas e janelas ficam sempre abertas pra sorte entrar (♪)

Eu já sabia que essa viagem seria, principalmente, uma viagem de (re)descoberta daquilo que realmente ou o que me tornei. Mas ela tem sido muito mais intensa nesse sentido do que eu havia pensado.
Quem é mais próximo à mim, sabe o quão meus pensamento a respeito do ser humano haviam mudado, estava até (de certa forma ainda estou um pouco) descrente do ser humano, muito disso se deve ao direcionamento político que o mundo tem tomado, mas muito disse (já) mudou nesses últimos meses.
Algumas pessoas dizem que semelhante atrai semelhante, se isso for verdade, eu não poderia estar mais feliz com o que sou, pois tenho cruzado com pessoas excepcionais, desde o dia em que pisei aqui.
Os bons são maioria, e agora eu posso dizer isso com toda a certeza. 
Poucas pessoas sabem, mas nessa viagem eu tenho me proposto a experienciar a generosidade do próximo, e assim, tentar ao máximo me tornar uma pessoa mais generosa, e melhor para o outro também, e as gratas surpresas não param de acontecer (e claro, devo muito disso à generosidade do destino).
Os primeiros dias são os mais complicados, porque estamos em um local completamente diferente, e precisamos aprender sobre a cidade e a rotina, mas eu tive a felicidade de encontrar pessoas que me mostraram a cidade e, mais que rapidamente, me adotaram e me convidaram a participar de seus ciclos e planos. 
Tive a felicidade também de cruzar meu caminho com alunos da mesma escola que me explicaram sobre o funcionamento, restaurantes próximos, rotina...
Perdi as contas de quantas caronas peguei, para os mais diversos lugares, e também de quantas pessoas dedicaram seu tempo a me explicar sobre algo que eu não entendia ou a achar o caminho certo, afinal, sou a pessoa com o pior senso geográfico que eu conheço.
Diversas pessoas já me alertaram sobre lugares perigosos e o que eu devo ou não fazer, e até por onde andar. E diversas pessoas já se juntaram a mim em um local "perigoso" porque eu sou teimoso e queria ir mesmo assim...
E o que falar das pessoas que abriram as portas de sua casa para me receber? Sim, tem três semanas que eu não pago sequer um real para dormir, pois tenho encontrado diversos seres iluminados que têm me recebido, sem querer nada em troca, com a simples intenção de ajudar, e só isso mesmo. Eis um tipo de coisa que eu nunca me imaginei fazendo antes, mas que agora eu não consigo mais imaginar minha vida sem, por exemplo, abrir as portas da minha casa para alguém que precise de ajuda.
Viajar sozinho é uma desconstrução diárias... Tantas certezas e "verdades absolutas" que tínhamos caem por terra. Todo dia somos apresentados e convidados a conhecer novas culturas, pessoas e costumes. Percebemos o quão passamos a vida na nossa zona de conforto, ainda que acreditemos que não, mas só saímos realmente da zona de conforto quando estamos recomeçando ou vivendo um tempo completamente longe de tudo e todos os quais crescemos.
Sair da zona de conforto é assustador, mas também engrandecedor. Passamos a valorizar as pequenas coisas que nem percebíamos. Posso afirmar, o Brasil (país que eu estava bastante descrente), apesar de tudo, ainda é um dos melhores lugares para viver, pois (ainda) somos livre para vivermos e sermos o que quisermos, e por sabermos disso, temos ainda mais vontade de lutar e manter o pouco que conquistamos (ELE NÃO!) mas que, ainda sendo pouco, é muito mais do que muitos outros lugares do planeta. Passamos a valorizar o sol e o bafo quente pela manhã, pois em muitos lugares precisamos vestir mais de 8 peças de roupa pra sair de casa. Passamos a valorizar o gosto do café, que muitas vezes tomamos de forma tão rotineira que nem apreciamos mais  sabor (até você só encontrar café solúvel e perceber o quão horrível isso é).
Mas, o mais incrível de tudo, é perceber o quão diferentes todos nós somos, mas que generosidade e amor são universais, MESMO! Já cruzei com gente de todos os continentes aqui, já conheci as mais diferentes personalidades, crenças, costumes... Sei que a maioria dessas pessoas eu nunca mais vou cruzar, outras espero (e me esforçarei) para encontrar novamente por esse mundo, e acho que a maioria delas nem imagina o quão essenciais elas tês sido, até aquelas que nem lembro mais o nome mas que vivi bons momentos, seja no ônibus ou num bar.
Não é de agora que venho me questionando a respeito disso, mas ultimamente isso tem sido mais latente: não sei porque ou se mereço tanto, mas eu sou muito a afortunado com as pessoas que me cercam. Tenho uma família incrível, um companheiro melhor do que o melhor que eu poderia imaginar, amigos foda pra caralho, e agora, até as pessoas que tenho cruzado nessa viagem são sensacionais. Não sei exatamente porquê, mas de fato existe algo que sempre atrai pessoas excepcionais ao meu círculo, e isso é tão engrandecedor pra mim que não consigo nem mensurar.

Até breve (?)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É dessas mulheres pra comer com dez talheres (♪)

Uma vez, quando eu era ainda mais moleque, uma certa pessoa me disse: "Rapaz, as mulheres não são todas iguais, como nada na vida é. Um Fusca e uma Ferrari, ambos são carros mas são muito diferentes um do outro. Com as mulheres é a mesma coisa, digamos que... Cada uma tem uma potência e um preço diferente, assim como os carros.". Desse dia em diante, eu passei a achar que mulheres são como carros. Ok, ok, entendi errado, mas deem-me um desconto, ainda era muito moleque quando me fizeram essa comparação. Cresci um pouco, achei que entendia mais da mulheres, e posso dizer que adquiri certa experiência com elas. Os homens tendem a se achar superiores as mulheres em um milhão de coisas, e buscam até embasamentos científicos para mostrar que elas são melhores apenas em tudo que está relacionado a cuidar do lar, dos filhos e do macho. Pobre desses homens. Mais pobre ainda as mulheres que ficam com esses homens. Mas enfim, com essa experiência que adquiri com mulheres, pude apren

“ – Porque nunca fica ninguém?

– Talvez seja por causa do seu coração aberto. – Como assim? – Ué, você não vê que as pessoas temem pessoas que amam demais? – Verdade, toda vez que enxergam meu coração eles temem, eles correm, as pessoas se assustam porque meu coração está sempre disposto a amar muito. – As pessoas temem ser amadas, elas temem o amor alheio, porque se acostumaram a amar pouco, e quem ama muito é chamado de louco. – E o que eu devo fazer, fingir que amo pouco? – Não, gritar que amam muito e esperar que o grito atinja outro coração disposto a amar em dobro. [Gustavo Pozzatti]       "Porque nunca fica ninguém?" Essa era uma pergunta que eu vinha me fazendo há um tempo, e ficava sempre na dúvida entre se era porque eu sou confuso de mais ou pareço leviano em excesso. Existe algo que faz com que as pessoas que conheço e me relaciono desenvolvam um afeto grande por mim bem rápido, e depois de um tempo, elas se vão, normalmente quando começo a abrir meu coração. Mesmo

Arrepiado, deixa o farol ligado, o vidro tá embaçado... (♪)

Tá bem frio hoje mesmo... Pois é, vamos dar uma volta? Ah, tô com preguiça... A gente sai só pra comer alguna coisa. Tô longe hoje. Eu te pego. Pega?!?? Tô brincando... Tá brincando? Que pena. Mas sério, te busco em algun lugar. Pode ser então. Onde vamos? Não sei... O Rio no frio me deixa sem ideias. Tá com fome? Não. Cerveja? Não... Hnm... Vamos então encostar o carro e ver a lagoa? Pode ser! Já parou aqui antes? Não... Lindo né? Uhum. Que bom que finalmente aceitou meu convite... Você nunca convidou... Você sempre fugia antes que eu chamasse. É... Olha pra mim... Fala. Me beija. "Dentro do carro, O cinto já tá de lado, O rádio tá ligado, Aumenta o ar condiconado..." Eu gosto dessa música. Eu também. Bem sugestiva. Verdade. Eu acho q... CALA A BOCA! "Arrepiado, Deixa o farol ligado, O vidro embaçado, O banco ta encostado." Pera, tá muito calor. Você não estava reclamando do frio? Mas agora tô suando. Tira a camisa... Não, as pessoas lá fora podem ver. Com esses vi